Para comemorar o 12 de Maio, dia internacional do Enfermeiro, ou melhor, do profissional de Enfermagem, cujo lema para este ano é : “ Levando o mundo para a saúde”, juntou os representantes dos Órgãos da classe no acto simbólico que decorreu numa das salas do Hospital Nacional do Prenda, sob fortes restrições e medidas de prevenção ao Coronavírus.
A cerimónia inédita na história de Enfermagem angolana, foi prestigiada pelas presenças dos Senhores Secretário de Estado para Área Hospitalar, Dr. Leonardo Inocêncio Lisboa Europeu, em representação da Senhora Ministra da Saúde, Dra Sílvia Valentim Paula Lutucuta, e da Dra Emília Cativa, em representação do Dr. Miguel Gaspar, Director do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda.
As palavras de boas vindas foram ditas pelo Director-Geral do Hopsital Nacional do Prenda, Dr. Tomás Cassinda, fazendo as honras da casa.
A Dra. Isabel Paulo, Directora de Enfermagem da instituição, apresentou a mensagem dos profissionais de Enfermagem, destacando os sacrifícios e as alegrias destes no exercício desta honrada, abençoada e arriscada profissão, evocando os feitos da Florence Nightingale, padroeira da classe, como exemplo a seguir.
A locução dos órgãos da Classe, proferida pelo Secretário- Geral do SINDEA, Dr. Cruz Matete, enalteceu a nobre missão dos profissionais da Saúde em geral e, da Enfermagem em particular, reconheceu também os esforços do governo angolano na valorização e criação das condições de trabalho dignas, e apontou os aspectos que ainda fazem destes profissionais, misericórdia!
O Senhor Bastonário da ORDENFA, Prof e MSc. Paulo Luvualo, no seu discurso aos profissionais de Enfermagem, reconheceu o empenho destes numa conjuntura dificilíssima e apelou ao respeito do ser humano, pautando por uma assistência baseada em evidências e humanismo. Relembrou sucintamente a trajectória da Enfermagem angolana marcada de lutas mas todas elas vencidas (febre hemorrágica, febre amarela, a título de exemplos), agora a Pandemia do COVID-19, está optimista que sairemos vencedores em esforços conjuntos. Dr. Paulo Luvualo, desejou feliz aniversário a todos os profissionais de Enfermagem do Pais e do Mundo, e aproveitou da efeméride para anunciar a conquista do espaço radiofónico na Emissora Católica de Angola, Rádio Ecclésia, espaço para os profissionais de Enfermagem, das instituições de ensino de Enfermagem, dos órgãos da classe e da população em geral.
A intervenção do Senhor Secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, circunscreveu-se em seguintes termos: reconhecimento do trabalho daqueles combatentes da linha da frente, as limitações pelo que passam e a vontade do governo em melhorar esses paradigmas. Saudou efusivamente o trabalho dos profissionais da Saúde que estão a frente na luta contra o COVID-19 no País.
Não faltaram risos, música, entre outros atractivos, características da Enfermagem, embora o novo Coronavírus tenha levado parte desta festa profissional.
O dia não passou despercebido pelos órgãos da classe das restantes províncias que celebraram a efeméride em ambientes restritos e sob medidas de prevenção contra o COVID-19: Cuanza-Sul – com a visita da unidade sanitária da Comarca local; Moxico – visitou os Centros de Quarentena da Província e entregou Certificados de Mérito aos bravos combatentes da Enfermagem; Lunda-Sul – com a realização da mesa-redonda na Estação Emissora local.
Queiram acompanhar os momentos que marcaram a efeméride nacional com registos sonoros na quinta-feira, na Emissora Católica de Angola, no espaço “A Voz da Enfermagem em movimento”, das 11 às 12 horas, não perca.