• Horário

    8:00 - 15:00

  • Whatsapp

    +244 928 100 688

A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANGOLA

A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANGOLA

 

Mesa de presidiu do dia da abertura do V Encontro de Reflexão.

Com objectivo de refletir sobre a situação do ensino em ciências de enfermagem e sobre a qualidade da Assistência de Enfermagem no país. Realizou-se nos dias 24 e 25 de Novembro de 2022, na Escola Superior de Saúde Castro Branco, em Luanda o Vº Encontro Nacional de Reflexão Sobre Assistência de Enfermagem em Angola, organizado pela ORDEM DOS ENFERMEIROS DE ANGOLA (ORDENFA).

Secretário de Estado para Área Hospitalar Leonardo Inocêncio Europeu.

A sessão de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para Área Hospitalar Leonardo Inocêncio Europeu, em representação da Ministra da Saúde Sílvia Paula Valentim Lutukuta, ladeado dos Srs: Paulo Luvualo, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola; Maria Chimpolo em Representação a Ministra do Ensino Superior; António Rodrigues Castelo Branco da Casa Civil do Presidente da República e Maria Teresa André da Conceição Vicente-Bastonária Honorária da Ordem dos Enfermeiros de Angola.

Ministra da Saúde Sílvia Paula Valentim Lutukuta

 

 

 

 

 

 

 

A titular da pasta da Saúde de Angola, Sílvia Lutukuta, felicitou a ORDENFA pela iniciativa do encontro, tendo enfatizado sobre a enfermagem moderna, solicitou os presentes a mobilizar os familiares e a população em geral para aderência na vacinação da Covid 19. reforçou ainda a questão do perfil dos Directores de Enfermagem, bem colocada pela ordem nesta abordagem.

Participantes ao V Encontro Nacional de Reflexão 

O encontro contou com a participação de 136 delegados, dos quais Directores das Instituições de ensino dos níveis superior e médio, Directores de Enfermagem, entidades da classe de enfermagem e convidados de todo país, sem esquecer os momentos culturais preenchidos pelos músicos Elísio Magalhães e Layson, bem como a presença da imprensa nacional (Angop, TV Zimbo, Rádio Ecclésia e repórtes internos da ORDENFA).

Dos convidados, destaca-se o Ex- Secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Cazembe Mufinda, Vitória Dias dos Santos em representação da Vice-Presidente do MPLA Luisa Damião; Mdombele Silva, Presidente da ANEA; Madalena Quesada Escalona, chefe do departamento de formação da empresa África Pharmacy (Shalina), respectivamente.

Foram apresentados e discutidos 6 temas livres e quatro mesas redondas, designadamente:

  • Apresentação da empresa África Pharmacy (Shalina) que fez uma descrição dos seus suplementos hemolíticos (Hemoforce).
  • Perfil Dos Directores e Supervisores de Enfermagem.
  • Caracterização do Estágio dos estudantes de Enfermagem formados no país.
  • Formação de profissionais de enfermagem a luz do PNDS 2012-2025, Situação actual e perspectiva na visão multissectorial.
  • Importância da colaboração intersectorial do processo de legalização dos Profissionais de Enfermagem (apresentação do novo regulamento para Habilitação do exercício da profissão de enfermagem).
  • Dimensionamento dos Profissionais de Enfermagem de enfermagem a luz do Decreto Executivo nº 53/01 de 7 de Setembro e sua influência na qualidade de assistência.
  • Filosofia de trabalho de enfermagem, Desafio e experiencia das Unidades Sanitárias.
  • Processo de enfermagem simplificado.
  • Protocolo de enfermagem.

Concluindo, os delegados mostraram-se preocupados com apresentação dos profissionais nas unidades sanitárias, onde nota-se enfermeiras sobre tudo com unhas cumpridas, brincos, postiço, uso de batas de diferentes conformações cores e muitas adquiridas a partir dos fardos o que a profissão não aconselha. Os participantes tomaram conhecimento que o exame nacional para a obtenção da carteira profissional será implementado a partir de Janeiro de 2023.

Os presentes ao V Encontro da Enfermagem, recomendaram a Ordem a ser mais acutilante na fiscalização do exercício da profissão, devendo verificar as normas e padrões de enfermagem e retirar a carteira profissional onde se justificar. Aos presentes foram recomendados a implementarem o Processo de Enfermagem de acordo as especificidades de cada unidade sanitária.

 

Ficha Técnica:

  • Texto: Sebastião e Francisco Tchicundia
  • Edição: Frederico António
  • Imagem: Fredy Bass
  • Revisão: Nelson Pedro e Esmeralda António