• Horário

    8:00 - 15:00

  • Whatsapp

    +244 928 100 688

DELEGADOS ENCERRAM XV JORNADAS CIENTÍFICAS COM OLHOS NO FORTALECIMEMTO DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

DELEGADOS ENCERRAM XV JORNADAS CIENTÍFICAS COM OLHOS NO FORTALECIMEMTO DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

Delegados presentes nas XV Jornadas Científicas de Enfermagem, alusivo ao 12 de Maio – Dia Internacional do Enfermeiro.

Moçâmedes – Namibe acolheu de 8 a 11 de Maio de 2024, às XV Jornadas Científicas de Enfermagem, no âmbito das comemorações de 12 de Maio, dia Internacional do Enfermeiro, sob o lema: Nossos Enfermeiros. Nosso Futuro. O poder económico do cuidado.

Proporcionar debates técnicos e científicos, focalizando a necessidade de proteger, apoiar e investir na profissão de enfermagem para fortalecer o sistema nacional de saúde do país.

O Profissional de Enfermagem, lê-se no comunicado final a que a nossa equipa teve acesso, “tem o maior potencial para assegurar uma assistência rentável, eficaz em função dos custos, é importante ouvi-lo nos debates de políticas financeiras do sector”.

Continuando, “Para se avaliar a assistência à saúde, faz-se necessário ter em mente sete pilares, pois eles são a base para quem quer alcançar a qualidade, que são: eficácia, efectividade, eficiência, optimização, aceitabilidade, legitimidade e quidade”.

É necessário reconhecer e valorizar as competências, conhecimentos, atributos dos profissionais de enfermagem investindo neles para um futuro sustentável e redesenhar um sistema de saúde robusto, de alta qualidade e credenciado.

Os delegados recomendaram também “A humanização, com base na ciência ética, comunicação ativa com os pacientes, seus familiares ou responsáveis e com os demais profissionais da área de enfermagem.

O acto foi presidido pelo Dr. Abel do Rosário Capitango, Vice-governador para Sector Político e Social em representação do governador provincial, Dr. Augusto Archer de Sousa Mangueira, ladeado pelo Bastonário da ORDENFA, Dr. Eduardo Elambo Caiangula, Dr. Miguel Pedro Ferreira, Director do Gabinete Provincial da Saúde do Namibe, Bastonária Honorária, Professora Doutora, Maria Teresa Vicente, Professor Mestre Paulo Luvualo, delegados provinciais da ORDENFA, membros do governo e da delegação do MININT do Namibe.