• Horário

    8:00 - 15:00

  • Whatsapp

    +244 928 100 688

MENSAGEM DO BASTONÁRIO POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DOS MANUAIS DE: PROCESSO, SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM.

MENSAGEM DO BASTONÁRIO POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DOS MANUAIS DE: PROCESSO, SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM.

Caríssimos Profissionais!

Estamos empenhados na busca da aproximação cada vez maior dos membros da categoria, priorizando acções voltadas à criação de políticas que atendam as expectativas da comunidade e assegurem dignidade à população, além de um atendimento qualificado, pelos profissionais de enfermagem, licenciados, Bacharéis, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

Em 2013, com a finalidade de enquadrar os procedimentos técnicos praticados nos Hospitais do país, de acordo com as normas e directrizes internacionais para o processamento de artigos, a Ordem dos Enfermeiros de Angola, sentiu a necessidade de formar um grupo de trabalho formado por Enfermeiros que recebeu a tarefa inicial de desenvolver e padronizar todo o processamento de artigo. Nasceu assim, a primeira edição de um Manual Técnico para Centros de Material e Esterilização (CME), especifico para profissionais que actuam na área esterilização em todos os níveis de assistência.

Nesta edição, trazemos temas objectivando uma reflexão acerca do Processo de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Registo dos actos de Enfermagem, numa aposta clara na formação contínua dos membros desta categoria profissional;

Trata-se de um incentivo à valorização permanente de todos, através da actualização dos conhecimentos, atitudes e práticas partilhadas que envolvam as rotinas, os processos e as técnicas no quotidiano profissional da classe de Enfermagem em contexto de assistência em saúde.

Não temos dúvidas do desafio que temos pela frente diante dos interesses pessoais dos profissionais e de todas as diversidades sócio-politico-económico existentes na nossa profissão, todavia, acreditamos que conscientização, a participação e a união da classe em prol do colectivo fará toda a diferença.

Estamos conscientes que os três manuais ainda não apresentam a perfeição desejada, pelo que, todas as contribuições serão bem-vindas para melhorar a próxima edição.

Aproveitamos informar que com o lançamento dos manuais, lançamos também o curso de liderança destinado a todos os profissionais de enfermagem em geral, e em particular àqueles que desempenham cargos de Directores ou Supervisores de Enfermagem. As inscrições terão início nos próximos dias, provavelmente, online.

Para terminar, recomendamos o uso obrigatório dos manuais pelas Instituições de Ensino e as unidades sanitárias em todos os níveis de assistência.

 

ÉTICA, HUMANISMO E PROFISSIONALISMO É O NOSSO LEMA.

 

LUANDA, 18 DE FEVEREIRO DE 2020, ANO INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM.