MENSAGEM DO BASTONÁRIO

Foi há 22 anos, aos 28 de Novembro de 2002, sob orientação do Ministério da Saúde e necessidade dos Profissionais de Enfermagem e com a publicação do Decreto Presidencial nº 179/10 de 18 de Agosto que nasceu a Ordem dos Enfermeiros. O Estado reconheceu então “que os enfermeiros, no estado actual do desenvolvimento da enfermagem e com a plena consciência do relevante papel que desempenham no sistema de Saúde, constituem um corpo institucional idóneo para assumir a devolução dos poderes que ao estado competem no que concerne à regulamentação e controlo do exercício profissional, designadamente nos seus aspectos deontológicos e disciplinares.

Este momento foi o culminar de um percurso iniciado por enfermeiros visionários e determinados – a quem prestamos o nosso tributo – que ao longo de décadas promoveram continuamente o desenvolvimento profissional, sustentado num corpo de saberes próprios decorrentes da investigação que foram produzindo e, num modelo de formação e de prestação clínica de rigor e exigência, que conduziram a plena afirmação da autonomia profissional dos enfermeiros e da sua auto-regulação.

Nestes vinte e dois anos muitos foram os que dedicadamente ajudaram a edificar esta organização de reconhecimento mérito, que muito nos orgulha e que procuraremos continuar a prestigiar com empenho, trabalho e inovação, em prol do respeito pela dignidade profissional e defesa da qualidade dos cuidados que prestamos aos nossos concidadãos.

Revisitar o passado é importante para, com a aprendizagem decorrente dos erros e sucessos, melhor concretizarmos o presente e projectarmos o futuro.

Neste momento não deixamos de felicitar todos os enfermeiros do País, reiterando o nosso compromisso de trabalhar para a melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem e para um futuro de maior reconhecimento social e valorização do papel imprescindível que temos no âmbito da prestação de cuidados de saúde. Sendo este o primeiro editorial deste espaço de informação da actual Direcção da Ordem dos Enfermeiros de Angola.

Atenciosamente,

Eduardo Elambo Caiangula, Bastonário.

Mensagem do Bastonário