• Horário

    8:00 - 15:00

  • Whatsapp

    +244 928 100 688

ABERTURA DAS XIII JORNADAS CIENTÍFICAS DE ENFERMAGEM, EM COMEMORAÇÃO AO 12 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

ABERTURA DAS XIII JORNADAS CIENTÍFICAS DE ENFERMAGEM, EM COMEMORAÇÃO AO 12 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

A província do Bié, vai ser o palco das festividades alusivas ao dia do enfermeiro.

ORDENFA, ANEA e SINDEA reunidos preparando a actividade do 12 de Maio. 5 de Maio de 2022

Outras províncias do país, também já se movimentam para assinalar a efeméride no próximo dia 12 de Maio, uma jornada que vai, sem sombra de dúvidas dignificar a classe.

Ordenfa-Malanje abertura das jornadas sobre o 12 de Maio- Dia Internacional do Enfermeiro, neste momento estamos reunidos na sede do conselho provincial de Malanje.
REUNIÃO PARA A PREPARAÇÃO DO 12 DE MAIO NO BIÉ.

No pretérito dia 03 do mês corrente, realizou-se uma feira de saúde, intitulada “Feira de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças”, que teve lugar na comuna do Calumbo, município de Viana, enquadrada na data do enfermeiro.

Foto do Local da Feira de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, Comuna de Calumbo-Viana.
Foto: População de Calumbo, aderindo a Feira da Saúde.
Foto: Família, depois de cumprido com os objetivos que levou-nos a Calumbo-Viana.

A província de Luanda, acolheu ontem no anfiteatro do Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente, Drº. António Agostinho Neto, em Viana, a abertura das festividades do mês do Enfermeiro e as XIII- Jornadas Científicas de Enfermagem, sob lema: ENFERMEIRO: UMA VOZ PARA LIDERAR – INVESTIR NA ENFERMAGEM E RESPEITAR OS SEUS DIREITOS PARA GARANTIR A SAÚDE GLOBAL, Adão Baptista Cassoma Chimuanji Presidente do Conselho Provincial de Enfermagem de Luanda fez as honras da casa.

Prof. MSc. Adão Baptista Cassoma Chimuanji Presidente do Conselho Provincial de Enfermagem de Luanda.

Manuel Varela, Director do Gabinete Provincial de Saúde de Luanda, em representação da Governadora de Luanda, a arquiteta Ana Paula de Carvalho, por imperativo de calendário. Varela, reconhece o contributo dos enfermeiros em varias etapas de luta que o país já enfrentou e tem enfrentado.

Dr. Manuel Varela, Director do Gabinete Provincial de Saúde de Luanda.

As classes sócio-profissionais a nível do país, foram convidadas a participar do acto de comemoração do 12 de Maio, pois todas lutam para o empoderamento da enfermagem em Angola.

ANEA- Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola.
ORDENFA – Ordem dos Enfermeiros de Angola
SINDEA – Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola

 

Elísio Magalhães, do SINTEFIL- Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, “lutamos em prol dos enfermeiros na conquista dos seus direitos, não iremos parar a luta até que os mesmos direitos sejam respeitados pela entidade empregadora, ela tem o dever de resolver os problemas que afligem a classe”, exclamou.

Enf. Elísio Magalhães, SINTEFIL.

Clemente Vunda Secretário geral do SINDEA- Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola, deixou claro que os encontros com os representantes do governo da província via Gabinete Provincial de Saúde de Luanda, tem estado a surtir alguns efeitos positivos por isso continuam a trabalhar com o propósito de resolverem todos os pontos do caderno reivindicativo.

Enf. Clemente Vunda, Secretário geral do SINDEA

Carlos Miranda Vice-Presidente da ANEA- Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola, condena a proliferação das escolas que leccionam os cursos médio de saúde na cidade capital, sem nenhum grau de qualidade. O dirigente associativo chama a atenção do perigo dessas Instituições, mesmo não sendo credenciadas pelas autoridades angolanas agem a margem da lei, alertou.

Enf. Carlos Miranda, Vice-Presidente da ANEA

Em representação do digníssimo Bastonário, Ana Maria Pascoal, a Vice-Presidente para a Organização da ORDENFA, Ordem dos enfermeiros de Angola, discursou sobre o encerramento do acto a nível da provincial de Luanda.

Prof. MSc. Ana Maria Pascoal, Vice-Presidente da ORDENFA.

Hoje o mundo comemora o dia internacional da parteira, uma ocasião especial de celebração para com aquelas mulheres e homens, que trabalham dia e noite para garantirem uma maternidade segura e o nascimento de novos homens e mulheres, ainda no mesmo dia também é celebrado o dia mundial da lavagem das mãos, uma data que lembra a importância da lavagem das mãos para que se previnam a transmissão de doenças.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e Imagem:

Frederico António

Reportagem:

Francisco Tchikundia

Revisão:

Nelson Pedro e Esmeralda António