• Horário

    8:00 - 15:00

  • Whatsapp

    +244 928 100 688

EFECTIVAÇÃO DOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO DE ENSINO EM ENFERMAGEM ENTRE A ORDENFA E INSTITUIÇÕES DO BRASIL

EFECTIVAÇÃO DOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO DE ENSINO EM ENFERMAGEM ENTRE A ORDENFA E INSTITUIÇÕES DO BRASIL

Delegação da DEN, nas terras do Samba-Brasil, na Escola de Enfermagem de São Paulo

No intuito de estreitar ainda mais as relações de cooperação de ensino em enfermagem, levadas a cabo em janeiro de 2020, pela Ordem dos Enfermeiros de Angola(ORDENFA) e o Conselho Federal de Enfermagem do Brasil(COFEN), no que concerne ao enviou periódico de candidatos as Escolas de Enfermagem do Brasil, uma delegação da Direção Executiva Nacional da ORDENFA, liderada por sua Vice-Presidente, Enfermeira e Mestre Ana Maria Pascoal e a enfermeira Silvina Manuel, Presidente do Concelho de Disciplina da mesma instituição, encontram-se nas terras do Samba (Brasil). A visita obedece uma extensa agenda de encontros com os dirigentes das Instituições de Ensino de Enfermagem e Regulação, daquele país irmão.

 

Delegação da DEN no encontro com a Direcção geral da Escola de Enfermagem da UNIFESP-Brasil.

Assim sendo os encontros foram com a Direcção da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP), onde foram abordados assuntos como a formação de especialistas (latu Sensu) angolanos e pós-graduados (Stritu Sensu- Mestrados e doutoramentos).
A Directora Geral Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, a PhD. Janine Schimer, garantiu, ou seja, colocou a disposição bolsas de estudo para os 15 programas de residência que a escola de enfermagem tem e para mestrados e doutoramentos em enfermagem.

Que irão obedecer as seguintes modalidades de formação que esta escola oferece:
1-Lato Sensu (Especializações)
a) Residências com bolsa – duração 2 anos (5700 horas) 60h semanais, destas 12h00 teóricas e 48h00 práticas.

Para estas os interessados deverão inscrever-se no site da escola e todos que forem apurados terão uma bolsa de cerca 4875 mil reais mensais. As inscrições serão feitas em Dezembro, via online, as provas são presenciais na UNIFESP. Não necessita de acordo com o MEC, pois é quem irá pagar as bolsas, os candidatos entrarão como alunos regulares e dispensam formalidades entre governos, a ORDENFA e a UNIFESP, é quem definirão os requisitos de adesão dos candidatos, pois os mesmos são obrigados a residirem no Brasil no período lectivo.

Bolsas reservadas para enfermeiros angolanos – nesta modalidade haverá necessidade de firmar um pacto entre o MEC- UNIFESP-Governo de Angola.
a) Residência sem bolsa- neste qualquer candidato pode inscrever-se e concorrer a uma vaga desde que tenha condições de auto-sustento, a formação é totalmente grátis.

Especialização – parte teórica online, parte prática concentrada no Brasil e em Angola com supervisão dos docentes brasileiros da EPE-UNIFESP que se deslocarão para Angola.
2. Strito sensu

Mestrado Profissionalizante – em fase de implementação.

Pós-graduação Mestrado já existem e é bolsa solidariedade
Doutoramento pode haver já inscrições imediatas para início de aulas
em qualquer área do conhecimento da enfermagem.

Delegação da DEN no encontro de cortesia com o responsável do COREN-SP-Brasil.

Finalmente o encontro entre COREN- São Paulo e a delegação da ORDENFA, neste encontro foram levantadas as possibilidades de colaboração direita entre o COREN-Educação e o futuro Centro de Formação da ORDENFA. Os membros presentes do COREN, mostram-se interessados no assunto, muito embora já exista um convénio educacional entre a ORDENFA e o COFEN, o responsável do COREN-SP, solicita a visita presente, para que endereçasse uma carta a entidade máxima (COFEN), a fim de solicitar a parceria, no que toca a área de fiscalização de enfermagem, os responsáveis COREN, mostram-se disponível para treinarem os fiscais angolanos, com o uso das tecnologias (TICs) de forma remota para a parte teórica e deslocarem-se a Angola para a parte prática.

 

FICHA TÉCNICA

Texto:
Francisco Tchikundia e Frederico António
Edição:
Esmeralda António
Revisão:
Nelson Pedro
Foto:
Cortesia do COREN, SP.