NOTÍCIAS
Bastonário da ORDENFA defende mais investimento para reforçar e modernizar o sector da Saúde em Angola

Bastonário da ORDENFA defende mais investimento para reforçar e modernizar o sector da Saúde em Angola

Durante as Jornadas de Enfermagem promovidas pela Clínica do Exército, em Luanda, nesta terça-feira, 19 de Maio, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Eduardo Elambo Caiangula, defendeu a necessidade de mais investimento e da implementação de medidas estruturantes para reforçar e modernizar o sector da saúde no país.

Na sua intervenção, destacou que o fortalecimento do sistema nacional de saúde passa pela valorização dos profissionais e pela melhoria das condições de funcionamento das instituições sanitárias. Entre as medidas apontadas, destacou a promoção do bem-estar profissional, o investimento em recursos e infra-estruturas, a melhoria da gestão e organização do trabalho, o reforço das condições laborais, a garantia de rácios adequados e a aposta na formação contínua e no correcto dimensionamento do pessoal de enfermagem.

Eduardo Elambo Caiangula defendeu igualmente o reforço da literacia digital e jurídica dos profissionais de enfermagem, a promoção da investigação científica, o aumento da representação dos enfermeiros em cargos de decisão no sector da saúde e no meio académico, bem como a ampliação do número de profissionais disponíveis no contexto do recrutamento e a padronização da formação e das competências em enfermagem. O evento, que decorre durante dois dias, reúne profissionais de saúde, académicos e investigadores para debater desafios e perspectivas do sector em Angola.

ORDENFA: MODERNIZAÇÃO, REPUTAÇÃO, DIGNIDADE.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das novidades da Ordem dos Enfermeiros.

Fale conosco