• Horário

    8:00 - 15:00

  • Whatsapp

    +244 928 100 688

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM É A ESPINHA DORSAL DO SISTEMA DE SAÚDE DO PAÍS

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM É A ESPINHA DORSAL DO SISTEMA DE SAÚDE DO PAÍS

Dundo- A afirmação é do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Eduardo Caiangula que discursava durante o acto de encerramento do mês do enfermeiro, no passado dia 30 do mês e ano em curso, no Anfiteatro da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, sob o Lema: “Nossos Enfermeiros. Nosso futuro. O poder económico do cuidado.”

O Dia Internacional do Enfermeiro é comemorado em todo o mundo a 12 de maio, data de nascimento de Florence Nightingale, percursora da enfermagem moderna.

Segundo o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Eduardo Caiangula, “Os profissionais de enfermagem são actores-chave na promoção da saúde e prevenção de doenças e a espinha dorsal dos sistemas de saúde no País todo.”

Esses profissionais, continuou o número um da ORDENFA, trabalham na linha da frente na prevenção de doenças, promoção da saúde e gestão da saúde e, muitas vezes, SÃO HERÓIS NÃO CELEBRADOS dos estabelecimentos de saúde e da resposta de emergência.

Para concluir, Caiangula disse ainda que: “O lema do Dia Internacional do Enfermeiro deste ano, ilustra os benefícios de elevar a profissão de enfermagem com uma análise aprofundada de como a profissão de enfermagem está transformando a prestação de cuidados de saúde, desenvolvimento económico, paz e bem-estar social.”

Para responder ao lema- Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro – O poder Económico do Cuidado, neste ano a Direcção Executiva Nacional da Ordem dos Enfermeiros de Angola programou a realização das XV Jornadas Científicas em três províncias, nomeadamente: Cuanza Norte, Namibe e Lunda Norte.

Participaram do acto de encerramento, Sua Excelência, Domingos Dala , vice-governador provincial da Lunda Norte, em representação da governadora, Deolinda Ódia Paulo Vilarinho Satula, membros de partidos políticos, a classe de enfermagem a nível local e de Benguela, Malange, L. Sul, Uige, Luanda, C. Norte e Zaíre.